Como se Faz:
Tutoriais completos mostrando passo a passo como se faz artigos relacionados ao plastimodelismo, ótima ferramenta de auxílio tanto para o modelista experiente e iniciante. Quer contribuir com alguma dica? É só entrar em contato, contamos com sua ajuda!
Fazendo uma base para os meus modelos.
Hoje vou mostrar como se faz uma base para colocar os modelos prontos, um dos maiores problemas que encontrei no plastimodelismo foi onde deixar os modelos prontos.
Com o passar do tempo acabei descobrindo que a poeira é "depois dos filhos, sobrinhos, primos, empregada, esposa e curiosos" (risos) um dos grandes vilões deste hobby.
Com o passar dos dias, meses e anos a poeira vai acumulando sobre os kits e chega uma hora que você é obrigado a limpar o modelo e na hora da limpeza por mais cuidado que tome este simples ato se torna um verdadeiro pesadelo porque sempre algo se quebra e para reparar o modelo é uma dor de cabeça.
Como não disponho de muito espaço para fazer uma vitrine resolvi dar um charme a mais nos meus modelos montando uma base com tampa de vidro.
Primeiro temos que comprar ou pedir em uma marcenaria ou loja especializada um pedaço de MDF de acordo com o tamanho do seu modelo, para quem não conhece o MDF é um tipo de madeira ou aglomerado usado na construção de moveis.
O pedaço que vou utilizar foi adquirido sem custo nenhum na sucata de uma loja muito conhecida em São Paulo chamada Peg&faça.
Esta base é pequena mede apenas 20X20.
Como minha base foi pega em uma sucata ela veio revestida com uma cobertura que imita madeira de mogno, neste caso terei que usar uma lixa número 120.
Depois de lixada farei o desenho do local onde seu avião estará estacionado no meu caso farei o desenho de um pátio da Força aérea.
Linhas desenhadas agora é pegar um objeto pontiagudo e fazer os riscos em cima das linhas do desenho, para isso utilizarei uma chave de fenda bem pequena usada por relojoeiros e uma chave de fenda pequena para aprofundar e finalizar as linhas.
Feito as ranhuras uso novamente a lixa para rebaixar as linhas, caso queira simular possíveis rachaduras no concreto faça as ranhuras antes de lixar.
Depois de lixada limpar bem com pincel as linhas feitas.
Como estou utilizando uma base de MDF antes de começar a pintura terei que passar uma tinta PVA ou Látex para o MDF chupar um pouco da tinta, caso contrário gastarei mais tinta e tempo para dar o acabamento final e obter o resultado desejado.
Espere secar bem e utilize uma lixa número 400 para deixar a base pronta para ser pintada.
Depois de lixada usarei uma tinta preta nas linhas, esta técnica e chamada de sombreamento ou pre-shading.
Sombreamento finalizado começa a pintura misturando o branco com o preto até chegar aproximadamente a cor do concreto e aplique sobre base de preferência na parte interna dos quadrados que receberam o sombreamento.
Vá aplicando de dentro para fora até cobrir a tinta preta, mas tome cuidado para não perder o efeito do sombreamento, vá aplicando camadas de tinta aos poucos.
Depois de finalizada a pintura aplique uma camada de verniz brilhante e vamos utilizar outra técnica chamada de Wash ou lavagem da base.
Para fazer a lavagem uso uma mistura de tinta preta a base de guache e duas ou três gotas de detergente, aplicar essa mistura sobre a base espere secar e faça a limpeza comum pano pouco úmido e macio.
Se quiser simular um pouco de óleo derramado na pista é só molhar a ponta de um pincel pequeno na solução de guache e detergente colocar bem perto de onde deseja que fique a marca e bater o dedo no pincel para respingar as gotas, tome cuidado para não exagerar na dose.
Depois aplico uma camada de verniz fosco sobre a pintura e faço uma imitação de gramado na parte inferior da base utilizando um pouco de pó de serra e cola branca.
Ai é só pintar o gramado e se você quiser faça uma tampa de vidro e terá uma base blindada para deixar o seu modelo exposto e protegido.
Espero que tenham gostado e até breve!
Autor: Valdomiro dos Santos Filho ( AMX )
Email: plastibrasil@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário