OVNIS


OVNI é o acrônimo de objeto voador não identificado, também conhecido por UFO (unidentified flying object, em inglês). O termo foi criado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos que indica quaisquer objetos voadores ainda não identificados. Um OVNI não é necessariamente um disco voador, já que entre os significados do seu termo original e literal inclui qualquer objeto voador ou fenômeno não identificados, detectados visualmente ou por radares, cuja natureza não é conhecida de imediato.


Nosso objetivo é mostrar fatos curiosos envolvendo a aviação militar e esses objetos.

1º - O caso do Su-22M da Força Aérea do Peru versus um OVNI

Este é o único caso documentado no mundo, em que uma aeronave de combate abriu fogo contra um OVNI.

Na manhã de 11 de abril de 1980, o pessoal de segurança da base militar da Força Aérea do Peru (FAP), localizada em La Joya, Arequipa, a cerca de mil quilômetros ao sul da capital, encontrou um objeto estranho pairando no céu nas proximidades.
Nessa altura, a base aérea de La Joya era considerada estratégica e secreta, por causa de sua proximidade com a fronteira do Chile.

 Uma rara imagem de um Su-22M da Força aérea Peruana.
A FAP acreditando ser um avião chileno em missão de espionagem lançou um caça de alerta para a interceptação. 
(Foto: Online Utility)

O comandante da base, assumindo que era um avião (chileno) em missão de espionagem ordenou o lançamento imediato de um caça de combate Sukhoi Su-22M “Fitter” com a missão de interceptar o alvo.

O horário marcava 07h15min e o pessoal de base, cerca de 1.800 homens estavam em treinamento e testemunharam esses eventos.

O tenente Oscar Santa Maria Huertas subiu para interceptar o alvo. Logo se aproximou e viu que o alvo estava suspenso e imóvel a cerca de 600 metros acima do solo. O tenente Santa Maria confirmou o alvo abriu fogo com seus dois canhões de 30 mm. As balas pareciam passar através do objeto sem estourar, sem causar danos, então o objeto começou a subir numa velocidade incrível. O Su-22 saiu em perseguição, entrando em velocidade supersônica, alcançando Mach 1,2.
Quando o Sukhoi peruano já estava perto do OVNI, este “parou” e o caça o ultrapassou! Nisso, ambos já estavam a 11.000 metros de altitude. Logo em seguida, Santa Maria percebeu que de caçador, passara a caça. Perseguido pelo objeto, Santa Maria executou diversas manobras evasivas, indo além das especificações do fabricante para o Su-22 e também estava ficando sem combustível. Santa Maria decidiu abandonar a missão e o OVNI continuou a subir e depois se perdeu no espaço. Ele estava a, 84 quilômetros da base e 22 minutos se passaram desde o contato com o OVNI.
Em seguida, o OVNI reapareceu e permaneceu visível por duas horas em frente à base militar.


Este incidente muito bem guardado segredo pelas autoridades peruanas, veio à tona recentemente, quando uma série de documentos do Departamento de Estado dos EUA foram desclassificados.

Entenda como tudo aconteceu:





2º - Noite Oficial dos ÓVNIS



Noite Oficial dos ÓVNIS é um termo adotado por ufólogos brasileiros para descrever a aparição de vários Objetos Voadores Não-Identificados (OVNI) sobre o Brasil de acordo com informações do Comando da Aeronáutica do Brasil.
O fato ocorreu na noite de 19 de maio de 1986. Cerca de vinte OVNI, foram detectados pelos radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), com sede em Brasília.
Esta revoada de ÓVNIS durou cerca de três horas, e foi observada nos estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A situação chegou a tal ponto que o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) considerou a segurança de vôo ameaçada, principalmente em São Paulo, onde se concentra o maior número de rotas aéreas do país, e onde os ÓVNIS estavam mais ativos.



Em 19 de maio de 1986, tivemos um "show" de discos voadores no céu brasileiro, a ponto de as autoridades da Aeronáutica vir a público afirmar que o espaço aéreo brasileiro foi invadido por vinte e um objetos de origem desconhecida, os quais foram detectados pelos radares, foram acompanhados por aviões a jato, se movimentavam em altas velocidades, passando de 250 a 1.500 km/h em fração de segundo, sem causar o boom característico, mudavam de cor, mudavam de trajetória, subiam, desciam, sumiam instantaneamente do radar e apareciam, aos olhos do observador, em outro lugar, acompanhavam os aviões, ficavam parados, faziam ziguezague, causaram a interrupção do tráfego aéreo em várias áreas, saturaram os radares, causaram interferências nos equipamentos dos aviões a jato, faziam curvas em ângulos retos (90°) em altíssimas velocidades, sem deixar rastros como as aeronaves convencionais. Isso tudo foi informado oficialmente, e deve ser menos de 20% do que realmente aconteceu.


A ORDEM DOS FATOS:

20h50min horas – O operador da torre de controle do aeroporto de São José dos Campos observa, por binóculo, dois pontos luminosos. A torre pede ao comandante Alcir Pereira da Silva, que viajava com o coronel Ozires Silva, que fizesse uma busca visual do OVNI.

21h10min horas – Sinais luminosos são vistos pelo comandante Alcir e pelo coronel Ozires Silva.

21h14min horas – O controle de radar de São Paulo recebe sinais sem identificação.

21h15min horas – O controle de radar de São Paulo informa o Centro de Tráfego Aéreo de Brasília.

21h20min horas – Brasília confirma a presença de sinais no radar.


21h23min horas – O primeiro jato F-5E sai da Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro, rumo a São José dos Campos (tenente Kleber Caldas Marinho).




22h45min horas – O radar de Anápolis, a 50 km de Goiânia, detecta os sinais e o primeiro Mirage levanta vôo em busca dos ÓVNIS (capitão Armindo Souza Viriato de Freitas).




22h50min horas – O segundo jato F-5E levanta vôo (capitão Márcio Brisola Jordão).

23h15min horas – O tenente Kleber vê bolas de luz pela primeira vez e começa a perseguir os ÓVNIS.

23h17min horas – O segundo Mirage levanta vôo em Anápolis.

23h20min horas – O F-5E detecta, pela primeira vez, sinais pelo radar de bordo.

23h36min horas – O terceiro Mirage levanta vôo da base de Anápolis.


Mas no meio oficial, comentou-se muitas coisas que não foram mencionadas nos depoimentos, tais como: quando o F-5E era seguido por treze ÓVNIS, o piloto fez um looping para ficar de frente com tais objetos, o que não foi possível, pois os objetos também fizeram o looping com o avião. Comentou-se que um objeto veio em alta velocidade e, de repente, parou bem à frente do avião, em rota eminente de colisão, saindo em seguida, a toda velocidade, deixando o piloto totalmente apavorado.

Considerando-se apenas as informações oficiais, esses fatos só podem ser explicados dentro do contexto do fenômeno UFO ou simplesmente disco voador. O que importa é a origem desses objetos, provavelmente extraterrestres, e a sua tecnologia indiscutivelmente muito avançada e totalmente desconhecida pelos cientistas do planeta Terra.






3º - Queda do avião Tucano da FAB.


Vídeo mostra um OVNI passando muito perto do avião Tucano da "Esquadrilha da Fumaça". O objeto pode ter sido o causador do acidente.





O piloto consegue desviar o avião na direção do mar e aciona a cadeira ejetável. Apenas 3 segundos antes do avião se espatifar.






Os peritos da aeronáutica não sabem com explicar o acidente. Os aviões Tucano são fabricados para suportar as manobras, a manutenção é quase que obsessiva e no momento em que a asa se soltou, o capitão Barreto, estava começando a subir.





A pressão sobre o aparelho era apensa de 3 vezes a força da gravidade. O Tucano suporta 11 vezes a força da gravidade! Foi um acidente inédito em 44 anos da "Esquadrilha da Fumaça".




5 segundo antes do acidente um ÓVNI passa pelo Tucano em altíssima velocidade.

Cap.Barreto diz que durante o vôo não viu o objeto passar por ele. Um dos entrevistadores pergunta: "Em sua opinião, o que seria isso aí? "
 "Olha... é um mistério... Eu realmente não consigo explicar. A velocidade que ele passa é uma velocidade MUITO alta. E interessante também... o tamanho dele. É um tamanho pequeno né? Em relação ao todo da aeronave, que a gente pode observar. O comprimento da aeronave é de 10 metros. O Objeto, se comparado com o tamanho da aeronave, é bastante pequeno."
 O Cap.Barreto diz que em 17 anos de carreira nunca tinha visto nada parecido com isso. "É realmente um mistério a ser estudado, quem sabe?! "




O ufólogo Reginaldo de Athayde processou as imagens do objeto no computador e concluiu que se trata de um objeto realmente metálico, que reflete a luz do sol exatamente como o avião, desenvolve uma velocidade superior a 5 vezes a velocidade do avião.






Deve medir aproximadamente 90 centímetros a 1 metro de diâmetro e objetivava realmente passar muito perto do avião. 



Deveria estar a uma velocidade entre 1200 a 1500 KM/H. Passou aproximadamente 2 metros da asa do avião.





O capitão Siqueira, coordenador da "Esquadrilha da Fumaça" diz que houve "fadiga no material das ferragens de suporte". Todos os aviões da frota receberam reforços e já voltaram a fazer vôos de treinamento.
 Com relação à imagem do estranho objeto que aparece perto do Tucano o capitão Siqueira foi seco: "Não tenho elementos para falar sobre isso".





4º - O Caso Trindade





No dia 16 de janeiro de 1958, um evento ufológico de grande importância ocorreria próximo da ilha de Trindade. A de um navio de Guerra da Marinha do Brasil, estava o fotógrafo profissional Almiro Baraúna.



Por volta do meio-dia, um objeto que se aproximava despertou a atenção da tripulação que, por sua vez, chamou Baraúna. Este, relatou o que observou: um objeto muito brilhante que foi se aproximando e que por alguns instantes ficou estacionário sobre a ilha, para depois desaparecer em grande velocidade no horizonte, deixando um risco branco no céu.
 Baraúna tirou um total de 6 fotos, das quais 4 mostravam bem o objeto. O comandante do navio, Capitão Bacellar, ordenou que o filme fosse imediatamente levado para a câmara escura do navio, para que fosse revelado. A Marinha classificou os filmes como autênticos e posteriormente, o presidente da república, Sr. Juscelino Kubitschek liberou os filmes para a imprensa, com o reconhecimento oficial do UFO.



O objeto registrado, em forma de planeta Saturno, veio do mar, sobrevoou a ilha, passou sobre a ponta da Crista do Galo e depois sobre o monte Desejo, e escondeu-se atrás de um morro. Mas reapareceu novamente do outro lado, retornou para o mar, parou e em seguida disparou em altíssima velocidade, como se fosse um foguete.
 


Era completamente silencioso. O fato não durou mais que 14 segundos, mas 48 testemunhas observaram tudo o que aconteceu, perplexas, e entre elas marinheiros, sargentos e oficiais. Como civis, estavam no navio advogado, capitão da reserva da FAB, industrial, diretor de um Aeroclube carioca, e um professor de geologia. Todos eram da equipe do Clube de Caça Submarina de Icaraí, em Niterói (RJ).


O negativos e fotos foram exaustivamente analisados pelo Laboratório de Reconhecimento Aéreo da Marinha e pelo Serviço Aerofotogramétrico Cruzeiro do Sul. Todo o material foi considerado absolutamente genuíno e produto de uma ocorrência real, contando com o testemunho de militares experimentados e profissionais idôneos.



A evidência fotográfica foi repercutida no Jornal Correio da Manhã do dia 21 de fevereiro daquele ano. Quatro dias depois, a agência de notícias internacionais United Press tratou do caso afirmando que o Ministério da Marinha do Brasil confirmava a autenticidade das fotos de um UFO e, por conseguinte, da existência de UFOs.



Até hoje, pela confirmação das testemunhas e pelo reconhecimento oficial, as fotos de Almiro Baraúna continuam sendo uma das melhores evidências da existência de objetos voadores não identificados.


Diário do Congresso Nacional (27 de fev. 1958)

Objeto: O Ministério da Marinha é solicitado a responder às seguintes perguntas do Deputado Sérgio Magalhães:
Original do pedido de informações sobre D.V. pelo Deputado Sérgio Magalhães:
As perguntas formuladas são as seguintes:

1) Se é verdade que a tripulação do NE "Almirante Saldanha" assistiu ao aparecimento de estranho objeto sobre a Ilha de Trindade.

2) Considerando que a nota oficial emitida pelo gabinete do Ministro da Marinha reconhece que foram tiradas fotos do estranho objeto na presença de grande número de elementos da guarnição do NE "Almirante Saldanha", pergunto se foi aberto algum inquérito e tomados os depoimentos dos tripulantes.

3) Na hipótese negativa, em que se baseia o Ministério da Marinha para não dar importância ao fato.

4) Se é verdade que as fotos foram reveladas na presença da oficialidade do NE "Almirante Saldanha", denunciando logo o estranho objeto.

5) Se os negativos foram submetidos a exame a fim de apurar qualquer fotografia realizada antes do acontecimento.

6) Por que o fato foi mantido em sigilo durante cerca de um mês.

7) Se é verdade que outros fenômenos idênticos foram observados por oficiais da Marinha.

8) Se é verdade que o comandante do rebocador "Tridente" assistiu ao aparecimento do objeto chamado "disco voador".

Justificativa
O aparecimento desses estranhos objetos, conhecidos como Discos Voadores, vem despertando, há mais de dez anos, o interesse e a curiosidade mundial.

Pela primeira vez, porém, o fenômeno é assistido por grande número de elementos de uma força militar e as suas fotografias recebem a chamada oficial, numa nota distribuída a imprensa pelo gabinete do Ministro da Marinha. Sendo, entretanto, uma questão que afeta a segurança nacional, necessita de maior esclarecimento, porquanto há contradições nas notícias divulgadas, sem que a Marinha procure a informar opinião pública. Ainda mais que, declarando oficialmente o gabinete do Ministro da Marinha ter grande número de elementos da guarnição do NE "Saldanha da Gama" visto o estranho objeto fotografado sobre a Ilha da Trindade,  não foram tomados os depoimentos dos tripulantes ou outras quaisquer providências, como confessa o chefe do Estado Maior do Ar.



1º Parte


2º Parte














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