Mirage F-2000C
utilizado pela Força aérea Brasileira (FAB).
Antes de iniciar a montagem iremos conhecer um pouco da história do Mirage 2000.
O Mirage 2000.
O primeiro voo do protótipo ocorreu em 10 de março de 1978.
Entrou em serviço em 1984.
O Mirage 2000 na FAB.
No fim da década
de 90, a
Força Aérea Brasileira criou o projeto FX, que consistia na escolha de um novo
caça que substituísse os Mirage IIIE, baseados em Anápolis. Foram
então pré-selecionados os seguintes modelos: Lockheed Martin F-16 C/D, JAS 39
Grippen A/B, MIG 29, Sukhoi 27, Eurofighter 2000 e o Mirage 2000-5.
A Embraer apoiou
o Mirage 2000-5, projetando em conjunto com a Dassault Aviation, uma versão que
atendesse aos requisitos da Força Aérea Brasileira, batizada de Mirage 2000Br.
A aeronave foi
oferecida através de um consórcio da Embraer com a Dassault.
Devido à demora
da decisão na concorrência da Índia, a Dassault anunciou o fechamento da linha
de produção do Mirage 2000. Com o novo programa aberto com o nome de FX-2 para
a compra inicial de 36 caças, o concorrente francês passou a ser o Rafale F3, o
governo decidiu comprar 12 caças Mirage 2000 B/C usados da França, a fim de dar
uma solução provisória ao problema de defasagem aérea brasileira enquanto o
FX-2 não era concluido.
Pelo acordo de 80
milhões de euros, a França forneceu 12 aviões de caça que se encontram operando
na AdA, além de peças, armamentos, treinamento e serviços. Todas as aeronaves
passaram por uma grande revisão antes da entrega, o que permite serem operadas
até 2025. Todas as 12 aeronaves foram entregues entre 2005 e 2008. A FAB estuda a
possibilidade de criar um segundo esquadrão também com aeronaves usadas.
Países que
utilizam o Mirage 2000.
- Brasil - 12
- 10 Mirage 2000C
- 02 Mirage 2000B
- Egito - 20
- 16 Mirage 2000EM
- 04 Mirage 2000BM
- Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi) - 68
- 22 Mirage 2000EAD
- 08 Mirage 2000RAD
- 06 Mirage 2000DAD
- 30 Mirage 2000EAD/RAD/DAD
- 20 Mirage 2000-9RAD (1 lugar)
- 12 Mirage 2000-9DAD (2 lugares)
- França - 315
- 124 Mirage 2000C
- 30 Mirage 2000B
- 75 Mirage 2000N
- 86 Mirage 2000D
- Grécia - 65
- 36 Mirage 2000EG
- 10 Mirage 2000EG
- 04 Mirage 2000BG
- 10 Mirage 2000-5Mk2 (1 lugar)
- 05 Mirage 2000-5Mk2 (2 lugares)
- Índia - 59
- 46 Mirage 2000EH
- 13 Mirage 2000TH
- Peru - 12
- 10 Mirage 2000P
- 02 Mirage 2000DP
- Catar - 12
- 09 Mirage 2000-5EDA
- 03 Mirage 2000-5DDA
- Taiwan - 60
- 48 Mirage 2000-5EI
- 12 Mirage 2000-5DI
Apresentação do
kit:
O kit utilizado
na montagem será o kit da marca Tamiya na escala 1/72, o kit é composto por 2
árvores (sprues) e 1 transparência manual de montagem e folha de decalques.
O kit é feito em
baixo relevo e muito bem detalhado, o que bem típico da qualidade Tamiya.
Iniciando a
montagem.
Vou montar
seguindo a seqüência indicada pelo manual de montagem que começa com o cockpit.
E a tubeira do
motor.
Não vou dedicar muito tempo e serviço no cockpit, pois o mesmo vai ficar pouco visível depois que o modelo ficar pronto então fiz apenas o básico.
Preste atenção que nesta fase de fechamento da fuselagem não tem a indicação *(símbolo) colocar peso no bico da aeronave para evitar que a mesma depois de pronta não fique com o bico empinado, ao invés disso aparece um texto em japonês que provavelmente esta alertando para esse detalhe.
Preste atenção que nesta fase de fechamento da fuselagem não tem a indicação *(símbolo) colocar peso no bico da aeronave para evitar que a mesma depois de pronta não fique com o bico empinado, ao invés disso aparece um texto em japonês que provavelmente esta alertando para esse detalhe.
Para contrabalancear o peso da aeronave e evitar que ela empine uso um pedaço de chumbo e colo no bico da aeronave com cola branca.
Em seguida colo o cockpit e fecho a fuselagem da aeronave utilizando pregadores de roupas para manter pressionadas as duas partes da fuselagem.
Fuselagem fechada colo a tubeira do motor e a parte inferior das asas.
Asa inferior e tubeira prontas agora é colar a parte superior das asas e mais uma vez conto com a ajuda dos pregadores.
Depois de seca as asas começo a trabalhar nas entradas de ar do motor.
Asas e fuselagem coladas aplico massa putty para tapar as irregularidades nas junções.
Mascaramento do canopi utilizando a fita masking tape Tamyia.
Em seguida colei os canards.
Depois de lixar a massa putty, colar os canards e o canopi faço o sombreamento ou "Preshading" na aeronave.
Sombreamento pronto começo o processo de pintura da camuflagem.
Camuflagem pronta aplico os decalques e faço a lavagem do modelo (wash).
Removo a lavagem (wash), colo o trem de pouso e a sonda de reabastecimento e finalizo o modelo.
Esta pronto o Mirage 2000C da FAB, espero que tenham gostado, um grande abraço e até breve com outra montagem!
Acompanhe a montagem através da TV-PlastiBrasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário