Mirage F 2000C FAB


Mirage F-2000C utilizado pela Força aérea Brasileira (FAB).



Antes de iniciar a montagem iremos conhecer um pouco da história do Mirage 2000.



O Mirage 2000.



O Mirage 2000 foi desenvolvido pela Dassault Aviation para a Armée de l'Air em substituição ao programa Avion de Combat Futur. A Dassault Aviation visava atender às necessidades francesas e a repetir o sucesso comercial e internacional alcançado pelo Mirage III, competindo com o americano F-16.
O primeiro voo do protótipo ocorreu em 10 de março de 1978. Entrou em serviço em 1984.



O Mirage 2000 na FAB.

No fim da década de 90, a Força Aérea Brasileira criou o projeto FX, que consistia na escolha de um novo caça que substituísse os Mirage IIIE, baseados em Anápolis. Foram então pré-selecionados os seguintes modelos: Lockheed Martin F-16 C/D, JAS 39 Grippen A/B, MIG 29, Sukhoi 27, Eurofighter 2000 e o Mirage 2000-5.
A Embraer apoiou o Mirage 2000-5, projetando em conjunto com a Dassault Aviation, uma versão que atendesse aos requisitos da Força Aérea Brasileira, batizada de Mirage 2000Br.
A aeronave foi oferecida através de um consórcio da Embraer com a Dassault.
Devido à demora da decisão na concorrência da Índia, a Dassault anunciou o fechamento da linha de produção do Mirage 2000. Com o novo programa aberto com o nome de FX-2 para a compra inicial de 36 caças, o concorrente francês passou a ser o Rafale F3, o governo decidiu comprar 12 caças Mirage 2000 B/C usados da França, a fim de dar uma solução provisória ao problema de defasagem aérea brasileira enquanto o FX-2 não era concluido.
Pelo acordo de 80 milhões de euros, a França forneceu 12 aviões de caça que se encontram operando na AdA, além de peças, armamentos, treinamento e serviços. Todas as aeronaves passaram por uma grande revisão antes da entrega, o que permite serem operadas até 2025. Todas as 12 aeronaves foram entregues entre 2005 e 2008. A FAB estuda a possibilidade de criar um segundo esquadrão também com aeronaves usadas.


Países que utilizam o Mirage 2000.

  •  Brasil - 12
    • 10 Mirage 2000C
    • 02 Mirage 2000B
  •  Egito - 20
    • 16 Mirage 2000EM
    • 04 Mirage 2000BM
  •  Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi) - 68
    • 22 Mirage 2000EAD
    • 08 Mirage 2000RAD
    • 06 Mirage 2000DAD
    • 30 Mirage 2000EAD/RAD/DAD
    • 20 Mirage 2000-9RAD (1 lugar)
    • 12 Mirage 2000-9DAD (2 lugares)
  •  França - 315
    • 124 Mirage 2000C
    • 30 Mirage 2000B
    • 75 Mirage 2000N
    • 86 Mirage 2000D
  •  Grécia - 65
    • 36 Mirage 2000EG
    • 10 Mirage 2000EG
    • 04 Mirage 2000BG
    • 10 Mirage 2000-5Mk2 (1 lugar)
    • 05 Mirage 2000-5Mk2 (2 lugares)
  •  Índia - 59
    • 46 Mirage 2000EH
    • 13 Mirage 2000TH
  •  Peru - 12
    • 10 Mirage 2000P
    • 02 Mirage 2000DP
  •  Catar - 12
    • 09 Mirage 2000-5EDA
    • 03 Mirage 2000-5DDA
  •  Taiwan - 60
    • 48 Mirage 2000-5EI
    • 12 Mirage 2000-5DI

Apresentação do kit:

O kit utilizado na montagem será o kit da marca Tamiya na escala 1/72, o kit é composto por 2 árvores (sprues) e 1 transparência manual de montagem e folha de decalques.











O kit é feito em baixo relevo e muito bem detalhado, o que bem típico da qualidade Tamiya.


Iniciando a montagem.

Vou montar seguindo a seqüência indicada pelo manual de montagem que começa com o cockpit.








E a tubeira do motor.






Não vou dedicar muito tempo e serviço no cockpit, pois o mesmo vai ficar pouco visível depois que o modelo ficar pronto então fiz apenas o básico.







Preste atenção que nesta fase de fechamento da fuselagem não tem a indicação *(símbolo) colocar peso no bico da aeronave para evitar que a mesma depois de pronta não fique com o bico empinado, ao invés disso aparece um texto em japonês que provavelmente esta alertando para esse detalhe.





Para contrabalancear o peso da aeronave e evitar que ela empine uso um pedaço de chumbo e colo no bico da aeronave com cola branca.




Em seguida colo o cockpit e fecho a fuselagem da aeronave utilizando pregadores de roupas para manter pressionadas as duas partes da fuselagem.





Fuselagem fechada colo a tubeira do motor e a parte inferior das asas. 


Asa inferior e tubeira prontas agora é colar a parte superior das asas e mais uma vez conto com a ajuda dos pregadores.



Depois de seca as asas começo a trabalhar nas entradas de ar do motor. 






Asas e fuselagem coladas aplico massa putty para tapar as irregularidades nas junções.





Mascaramento do canopi utilizando a fita masking tape Tamyia.





Em seguida colei os canards.







Depois de lixar a massa putty, colar os canards e o canopi faço o sombreamento ou "Preshading" na aeronave.






Sombreamento pronto começo o processo de pintura da camuflagem.


















Camuflagem pronta aplico os decalques e faço a lavagem do modelo (wash).







Removo a lavagem (wash), colo o trem de pouso e a sonda de reabastecimento e finalizo o modelo.











Esta pronto o Mirage 2000C da FAB, espero que tenham gostado, um grande abraço e até breve com outra montagem!


Acompanhe a montagem através da TV-PlastiBrasil!






  












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