1º
PRIMEIRA VITÓRIA AR-AR NA GUERRA DO GOLFO.
Você
sabia que a primeira vitória ar-ar na guerra do Iraque foi alcançada pela Força
Aérea iraquiana pilotado pelo Lt. Zuhair
Dawood abordo de um MiG-25PD do 96º Squadron quando derrubou um caça da USN F / A-18C pilotado por Scott Speicher LCDR
VFA-81from USS Saratoga CV-60.
Scott Speicher |
Essa história na época foi bem encoberta pela mídia americana com os
detalhes da perda ou destino do piloto. Ninguém tinha ouvido essa história narrada pelo lado Iraquiano. O que segue é a história do envolvimento do próprio
piloto naquele momento Lt. Zuhair Dawood reportadas para o seu comando:
Iraque
17 de janeiro de 1991
Na
noite do dia 16/17 de Janeiro, eu estava em alerta de espera, juntamente com outros
3 pilotos do 96º esquadrão no principal abrigo de aeronaves da base Alqadisiya
(Ain base de Alasad) e outros 4 pilotos no outro abrigo.
As
02h38min o anel e telefone Air Defence I
atendeu a chamada e houve um cara gritando no outro lado da linha: MiG-25
IMEDIATAMENTE DECOLE !! ... Então eu corri para o avião MiG-25PD, na verdade, os técnicos estavam prontos
para este momento e o avião estava pronto. Então, a decolagem foi
excepcionalmente rápida, 3 minutos desde que recebi a chamada.
Depois
de decolar eu mudei para freqüência segura e estabeleci contato com GCI (Centro de Informações Gerais) do Setor de Defesa Aérea, céu claro com visibilidade muito boa o GCI
começou a me dar instruções de grupo de aeronaves que penetrou no espaço aéreo
iraquiano ao sul da base.
Meu
radar ainda estava entrando em operação (carregando
informações) e eu estava 90 quilômetros (50nm) a partir da
formação de destino quando um avião inimigo me trancou com Radar, então eu
realizei uma manobra difícil e algo no painel quebrou, eu relatei o que aconteceu com o GCI e ele
disse-me para voltar a mesma direção, e você tem alvos a 38 quilômetros
(20nm), enquanto isso meu Radar carregou e ficou pronto. Eu tranquei um
alvo a 38 km (20nm) a partir de mim e em 29 quilômetros (15nm). Eu disparei um míssil R-40RD e mantive o alvo bloqueado com
meu radar até que eu testemunhei uma enorme
explosão na minha frente. Eu fiquei olhando para o avião descer em espiral
para o chão coberto em chamas.
Isso aconteceu em quase 180
quilômetros a partir da base (menos do que 100 nm), naquela
época, como eu entendi mais tarde, aviões inimigos estavam atacando a base em
que atingiu a antiga pista enquanto outros atacaram com bombas de fragmentação,
tanto a pista, centro de comando e os
hangares, os meus companheiros de esquadrão se abrigaram nos bunkers subterrâneos
.
Enquanto
isso eu tranquei outro alvo de trás a 40 km (22nm) e eu perguntei
o GCI permissão para disparar, mas o GCI recusou e pediu-me para confirmar o
alvo visualmente. Então eu me aproximei
dele, e eu não podia acreditar que ele ainda me desconhecia, até que eu atingiu 8 km (4.5nm) e preparei o
míssil R-40TD e pedi ao GCI novamente permissão para atirar, mas ele negou meu
pedido de novo e eu lhe perguntei por quê? Ele me disse que um MiG-29 havia decolado 10 minutos depois de mim e como o CGI perdeu contato com o MIG-29 ele temia que eu
pudesse estar engajando o MIG-29 no meu
radar. Eu disse-lhe: este alvo em
movimento é muito lento, é impossível ser um MiG -29, mas ele insistiu que
eu destravasse e retornanasse à base.
Então destravei a aeronave alvo e ultrapassei, mas ainda me lembro das luzes do cockpit da aeronave, e perguntei
ao GCI qual era a direções da base porque havia uma avaria nos instrumentos de navegação
do meu avião e ele me disse que perdeu o contato radar comigo! Mas me
disse para retornar a 340º graus da minha última localização e perguntei-lhe onde estava a minha última
localização em relação à base? Mas
a ligação caiu de repente e se perdeu eu tentei entrar em contato com ele
novamente, mas sem sucesso.
Nesse momento um sentimento de desespero tomou conta de mim, o combustível estava baixo e os instrumentos de
navegação como eu mencionei havia sofrido uma avaria é como se eu estivesse no escuro. Eu não conseguia ver nada de características
de solo a eletricidade havia se perdido por todo o lugar a única coisa que podia ver
era fogo AAA e SAM.
Mas de repente eu notei que a estação de trem Haditha tinha
energia elétrica e eu sabia que a sua
localização era de 35 km (19nm) ao norte da base. Eu me virei em direção à
base e a conexão com o GCI se restabeleceu, mas com muita má qualidade e ele me
disse para mudar a freqüência de base e eu fiz isso, mas ninguém estava
respondendo, mas de qualquer maneira eu comecei a aproximação da base e eu troquei
as luzes da asa da aeronave para que eles soubessem que era um avião amigo e as luzes da pista foram acesas
para mim, eu mais tarde soube que eles estavam me rastreando visualmente.
Mas de repente com a conexão
muito baixa e quebrando-se a voz do oficial de pouso percebi que ele estava
gritando para mim: não pousar AT pista principal !!! Então eu fiz o que ele
mandou e aterrissei na pista secundária, mais tarde eu entendi que 1/3 da pista
principal foi encaixotada pelos
bombardeios. Ninguém estava lá quando cheguei todos estavam dentro dos
abrigos, então eu taxiava a aeronave ao portão de um dos abrigos e ao fazer
a manobra notei o tamanho da destruição da base com pedaços de concreto e objetos de metal, fragmentos de
bombas em todo o lugar, aumentei a
potência para que eles pudessem ouvir o
som do motor dentro do abrigo e me deixe entrar, funcionou e eles me ouviram
deixei a aeronave e fui para o abrigo.
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