segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O QUE VOCÊ NÃO SABE SOBRE A GUERRA DO GOLFO

1º PRIMEIRA VITÓRIA AR-AR NA GUERRA DO GOLFO.

Você sabia que a primeira vitória ar-ar na guerra do Iraque foi alcançada pela Força Aérea iraquiana  pilotado pelo Lt. Zuhair Dawood abordo de um MiG-25PD do 96º Squadron quando derrubou um caça da  USN F / A-18C pilotado por Scott Speicher LCDR VFA-81from USS Saratoga CV-60.

   
Lt. Zuhair Dawood
Scott Speicher

Essa história na época foi bem encoberta pela mídia americana com os detalhes da  perda ou destino do piloto. Ninguém tinha ouvido essa história narrada pelo lado Iraquiano.  O que segue é a história do envolvimento do próprio piloto naquele momento Lt. Zuhair Dawood reportadas para o seu comando:


Iraque 17 de janeiro de 1991

Na noite do dia 16/17 de Janeiro, eu estava em alerta de espera, juntamente com outros 3 pilotos do 96º esquadrão no principal abrigo de aeronaves da base Alqadisiya (Ain base de Alasad) e outros 4 pilotos no outro abrigo.
As 02h38min  o anel e telefone Air Defence I atendeu a chamada e houve um cara gritando no outro lado da linha: MiG-25 IMEDIATAMENTE  DECOLE !!  ... Então eu corri para o avião MiG-25PD, na verdade, os técnicos estavam prontos para este momento e o avião estava pronto. Então, a decolagem foi excepcionalmente rápida, 3 minutos desde que recebi a chamada.
Depois de decolar eu mudei para freqüência segura e estabeleci  contato com GCI (Centro de Informações Gerais) do Setor de Defesa Aérea, céu  claro com visibilidade muito boa o GCI começou a me dar instruções de grupo de aeronaves que penetrou no espaço aéreo iraquiano ao sul da base.
Meu radar ainda estava entrando em operação (carregando 
informações)  e eu estava 90 quilômetros (50nm) a partir da formação de destino quando um avião inimigo me trancou com Radar, então eu realizei uma manobra difícil e algo no painel quebrou, eu relatei o que aconteceu com o GCI e ele disse-me para voltar a mesma direção, e você tem alvos a 38 quilômetros (20nm), enquanto isso meu Radar carregou e ficou pronto. Eu tranquei um alvo a 38 km (20nm) a partir de mim e em 29 quilômetros (15nm).  Eu disparei um míssil  R-40RD e mantive o alvo bloqueado com meu radar até que eu testemunhei  uma enorme explosão na minha frente. Eu fiquei olhando para o avião descer em espiral para o chão coberto em chamas. 

Isso aconteceu em quase 180 quilômetros a partir da base (menos do que 100 nm), naquela época, como eu entendi mais tarde, aviões inimigos estavam atacando a base em que atingiu a antiga pista enquanto outros atacaram com bombas de fragmentação, tanto a pista, centro de comando  e os hangares, os meus companheiros de esquadrão se abrigaram nos bunkers subterrâneos .
Enquanto isso eu tranquei outro alvo de trás a 40 km (22nm) e eu perguntei o GCI permissão para disparar, mas o GCI recusou e pediu-me para confirmar o alvo visualmente. Então eu me aproximei  dele, e eu não podia acreditar que ele ainda me desconhecia,  até que eu atingiu 8 km (4.5nm) e preparei o míssil R-40TD e pedi ao GCI novamente permissão para atirar, mas ele negou meu pedido de novo e eu lhe perguntei por quê?  Ele me disse que um MiG-29 havia decolado  10 minutos depois de mim e como o CGI  perdeu contato com o MIG-29 ele temia que eu pudesse estar  engajando o MIG-29 no meu radar. Eu disse-lhe:  este alvo em movimento é muito  lento,  é impossível ser um MiG -29, mas ele insistiu que eu destravasse  e retornanasse à base.
Então destravei a aeronave alvo e ultrapassei, mas  ainda me lembro das luzes do cockpit da aeronave, e perguntei ao GCI qual era a direções da base porque  havia uma avaria nos instrumentos de navegação do meu avião e ele me disse que perdeu o contato radar comigo! Mas me disse para retornar a 340º graus da minha última localização e perguntei-lhe onde estava a minha última localização em relação à base? Mas a ligação caiu de repente e se perdeu eu tentei entrar em contato com ele novamente, mas sem sucesso.  

Nesse momento um sentimento de desespero tomou conta de mim, o combustível estava baixo e os instrumentos de navegação como eu mencionei havia sofrido uma avaria é como se eu estivesse no  escuro.  Eu não conseguia ver nada de características de solo  a eletricidade havia se perdido  por todo o lugar a única coisa que podia ver era fogo AAA e SAM. 


Mas de repente eu notei que a estação de trem Haditha tinha energia elétrica e eu sabia que  a sua localização era de 35 km (19nm) ao norte da base. Eu me virei em direção à base e a conexão com o GCI se restabeleceu, mas com muita má qualidade e ele me disse para mudar a freqüência de base e eu fiz isso, mas ninguém estava respondendo, mas de qualquer maneira eu comecei a aproximação da base e eu troquei as luzes da asa da aeronave para que eles soubessem que era um  avião amigo e as luzes da pista foram acesas para mim, eu mais tarde soube que eles estavam me rastreando  visualmente.
Mas de repente com a conexão muito baixa e quebrando-se a voz do oficial de pouso percebi que ele estava gritando para mim: não pousar AT pista principal !!!  Então eu fiz o que ele mandou e aterrissei na pista secundária, mais tarde eu entendi que 1/3 da pista principal foi encaixotada pelos bombardeios. Ninguém estava lá quando cheguei todos estavam dentro dos abrigos, então eu taxiava a aeronave ao portão de um dos abrigos e ao fazer a manobra  notei o tamanho da destruição da base com pedaços de concreto e objetos de metal, fragmentos de bombas em todo o lugar, aumentei  a potência para que eles pudessem  ouvir o som do motor dentro do abrigo e me deixe entrar, funcionou e eles me ouviram deixei a aeronave e fui para o abrigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário